segunda-feira, 12 de julho de 2010

Eu e Brasília


Brasília e eu temos a mesma idade.
Nós duas nascemos no centro-oeste deste imenso País.
Para uma cidade, ela é ainda muito jovem;
Para mim, nem tanto.

O tempo e a vida foram nos transformando:
Nela surgiram novas avenidas, ruas, vielas,
Caminhos que não estavam nos projetos.
Em mim também.

Brasília foi ficando mais árida - incontrolável.
Do seu planalto observa o ‘resto’ do país e dele desdenha.
É mulher devassa que seduz e, depois, Medusa - transforma em pedra.
Cada dia menos afável, cada dia mais intumescida.

Eu não. Eu posso ser o que quiser.

Um comentário:

  1. Esse poema realmente retrata Brasília como eu tbm
    acho que é...
    Morei 20 anos nessa cidade.
    As boas lembranças foram as conquistas.
    Mas as amizades não foram cultivadas...

    ResponderExcluir